FUNDAMENTOS CROSSFIT

CROSSFIT é um programa de condicionamento físico e força que proporciona um amplo, geral e equilibrado nível de aptidão física. Nossa proposta de treinamento consiste em aperfeiçoar ao máximo as 10 competências físicas conhecidas. São elas: Resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

O Programa CROSSFIT foi desenvolvido para melhorar a competência de um indivíduo frente as mais diversas competências físicas.

Prepará-lo não só para o desconhecido, mas também para o imprevisível. Este é um dos nossos objetivos. Observando os atletas em diversos esportes e tarefas físicas exigidas em algumas profissões como, por exemplo, Força armada policial, Bombeiros e militares.

Entendemos que existe a necessidade de potencializarmos as 10 capacidades físicas do ser humano com a finalidade de melhorar o desempenho nos esportes e na tarefa física diária de cada um de nós. Por isso dizemos que nossa especialidade é não sermos especialistas!

DEFINIÇÃO CROSSFIT

Nosso programa de treinamento é baseado em exercícios funcionais, em alta intensidade, constantemente variados proporcionando ótimos resultados em um curto período de tempo. Os exercícios utilizados possuem um alto padrão de solicitação e recrutamento motor.

Eles trabalham o corpo todo a todo o momento, são multiarticulares, multiplanares e produzem um nível de contração que se desloca do centro para as extremidades do corpo. São movimentos naturais e seguros, e o mais importante para nós, eles possuem a capacidade de mover altas cargas por longa distância de forma rápida, ou seja, são exercícios que tem por finaildade aumentar a POTÊNCIA do Ser Humano.
Estes três fatores (cargas altas, distância e velocidade) qualificam os exercícios funcionais como sendo os únicos que produzem por conseqüência uma ADAPTAÇÃO NEUROENDÓCRINA POSITIVA.

E o que isso tem haver com meus objetivos?

Basicamente todas as mudanças ocasionadas no corpo através do exercício físico acontecem em parte por mudanças hormonais ou neurológicas.

Chamamos este fenômeno de ADAPTAÇÃO NEUROENDÓCRINA ao exercício físico.

Diminuição no percentual de gordura, aumento da densidade óssea, aumento da massa muscular, melhora no equilíbrio, força e potência muscular são alguns dos exemplos de mudanças no corpo que surgem através da adaptação neuroendócrina frente ao exercício intenso.

NOSSOS EXERCÍCIOS

O programa CROSSFIT para alcançar na totalidade a aptidão física e a maximização da resposta neuroendócrina, utiliza três grandes alicerces dos exercícios físicos. São eles:

  • EXERCÍCIOS CÍCLICOS  (correr, pedalar, nadar, remar)

Nossos atletas são treinados para pedalar, correr, nadar em distância curta, média e longa, garantindo competência em cada uma das três principais vias metabólicas: AERÓBIA, ANAERÓBIA LÁTICA E ALÁTICA.

  • EXERCÍCIOS GINÁSTICOS (Ex. saltos, barras, flexões, Parada de mão, rolamentos, etc.)

Nós treinamos nossos atletas com as técnicas da ginástica olímpica. Esta é uma modalidade onde a única fonte de resistência é o próprio peso corporal. Com a ginástica, também desenvolvemos a capacidade de controlar o corpo de forma dinâmica e estática.

Os exercícios são: barras, flexões, saltos, rolamentos, parada de mãos, entre outras destrezas que melhoram muito a força, coordenação, equilíbrio, agilidade, flexibilidade e precisão. Essas habilidades são inigualáveis em seu benefício físico, aumentam a consciência cinestésica como é evidente em qualquer ginasta competitivo.

  • EXERCÍCIOS COM PESO (LPO, POWERLIFITNG, KETTEBELL TRAINING ENTRE OUTROS)

Nosso programa utiliza as mais diversas técnicas do levantamento olímpico, levantamento básico e Kettebell training, tendo em vista a capacidade única destes esportes em desenvolver atletas realmente explosivos, controlar objetos com grande carga e dominar padrões de recrutamento motor crítico.

Podemos afirmar que não existem atletas de outras modalidades com um padrão de recrutamento de fibras musculares tão rápidas quanto eles. A explosão que resulta destes exercícios (ARRANCO E ARREMESSO) do Levantamento olímpico é de necessidade vital para os outros esportes. Os levantadores Olímpicos são sem dúvida, os atletas mais fortes do mundo! Snatch, Clean and Jerk, Front Squat, Deadlift entre outros, são exercícios que utilizamos em nosso programa de Treinamento.

Praticando estes exercícios você aprenderá a aplicar a força no corpo na seqüência correta, ou seja, a partir do centro do corpo para suas extremidades. Aprendendo esta lição você obterá todos os benefícios técnicos que são comummente exigidos em quase todos os esportes e gozará de uma vigorosa forma física.

ISSO É PARA MIM?

Absolutamente! Nossas necessidades e as de um atleta não diferem por tipo e sim por grau. O aumento da potência, força, resistência cardiovascular e respiratória, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade, equilíbrio e flexibilidade são importantes para todos os atletas e também para as nossas avós. A surpreendente verdade é que os mesmos métodos que provocam respostas ótimas em nossos atletas também resultarão a mesma melhora em idosos. Obviamente que não colocaremos sua avó pra agachar com o mesmo peso de um esquiador profissional. Porém ambos irão agachar.

Na verdade, o agachamento é essencial para manter a independência funcional e melhorar a forma física. O Agachamento é apenas um exemplo de um movimento que é universalmente valioso e essencial, mas que raramente é ensinado da forma correta. Através da cuidadosa metodologia de ensino e incremento gradual da sobrecarga de treinamento, a CROSSFIT tem sido capaz de ensinar pessoas que se dizem não-atletas a executar com segurança e máxima eficiência os mesmos movimentos que normalmente são utilizados por treinadores profissionais em ambientes exclusivos de atletas.

QUEM JÁ SE BENEFICIOU DE CROSSFIT?

Muitos atletas de elite estão participando do programa CROSSFIT. Lutadores de MMA, ciclistas, jogadores de tênis, triatletas e outros candidatos ao mais alto nível do esporte, estão usando a abordagem CROSSFIT para melhorar seus níveis de condicionamento e força. Mas isso não é tudo! A abordagem CROSSFIT tem sido usada em obesos, sedentários, idosos e outras patologias.

Descobrimos que essas populações especiais se beneficiaram do mesmo sucesso que os nossos atletas. Chamamos isso de “bracketing”. Se o nosso programa funciona para esquiadores olímpicos, obesos, sedentários, donas de casa, imagine o que ele fará por você.

Referência bibliográfica: The CrossFit Trainnig guide